O QUE É KARATE-DO

August 15, 2017

KARATE-DO literalmente o caminho, método, forma, maneira de através de mãos vazias se tornar um indivíduo melhor a cada dia. Através do treino duro, modela seu espírito, através da persistência evoluir na sua técnica e pensar em sobreviver a partir da cortesia e de bons hábitos sociais e promover a paz, mesmo que para isso seja necessário defender e/ou atacar se sua vida estiver em perigo, ou a de seus entes e amigos. Um karateka deve ser vir a sociedade sendo bom exemplo a ser seguido. 

Diz-se que "no karate não há primeiro golpe". É importante interpretar corretamente esta frase, para que não seja vista como um pensamento de ingenuidade. Esta regra quer dizer que não devemos ser o motivo inicial de uma desavença, uma briga ou provocação e se ainda assim ela for inevitável e sua integridade física estiver em risco o ato de se sentir acoado é considerado uma agressão, seja ela moral ou psicológica. Para isso é importante avaliar todos os pontos com controle emocional e por em prática o princípio de Fudoshin (Espírito inabalável) onde não se permite perder o controle frente a uma adversidade. Ainda assim esteja sempre em Zanshin (estado de atenção) para eventuais agressões e mushin (para que acha sem tempo de seu adversário perceber suas intenções).

Nunca pense em vencer. Pense em sobreviver. Não pense em ferir. Pense em reter. 

O Karate-do também possui seu lado esportivo, que tem como maior objetivo a confraternização, superação de desafios, auto avaliação, entre tantas outras coisa. O esporte é 1% de toda esta grande arte marcial.

DOJO KUN

August 15, 2017

Dojo kun (道场 训) é o conjunto de regras a ser seguido pelos praticantes de karate. É inspirado no Bushido. Diz-se que foi compilado forma atual por Kanga Sakukawa, aproximadamente em 1750 e seriam obra original do monge budista Bodhidharma, ainda na Índia, antigamente eram mais de 20 regras, mas um sensei conseguiu resumir apenas em cinco, para os ocidentais também as poderem aprender.

São normalmente recitados no começo e no fim das aulas de karatê no dojo (local de treinamento). Sendo que o escopo é reforçar na mente dos praticantes a ideia de que a arte marcial é antes de tudo um instrumento de aperfeiçoamento pessoal, um modelo (de perseverança e temperança) que se deve levar para a vida cotidiana. Estes preceitos representam os ideais filosóficos do karate e são atribuídos a um grande mestre da arte do século XVIII, chamado Tode Sakugawa.

Dojo kun

一、人格完成に努むること
HITOTSU! JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO!
Primeiramente, Esforçar-se para a formação do caráter!
Significa que deve-se esforçar-se para sempre ter um bom caráter, seguindo sempre as leis, sendo respeitoso e tudo o que envolva o bom caráter

一、誠の道を守ること
HITOTSU! MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO!
Primeiramente, esforçar-se para manter-se no verdadeiro caminho da razão!
Significa que sempre deve ter em si a valorização da honestidade, sempre sendo verdadeiro e sempre se guiando pela razão e não pela emoção

一、努力の精神を養うこと
HITOTSU! DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO!
Primeiramente, Criar o intuito do esforço
Significa que sempre deve-se ter a intenção de se esforçar sempre ao máximo pelos seus objetivos

一、礼儀を重んずること
HITOTSU! REIGI O OMONZURU KOTO!
Primeiramente, Respeito acima de tudo
Significa que sempre deve-se respeitar a todos, pais, filhos, amigos, patrão, subordinado, independente do cargo e/ou de quem seja

一、血気の勇を戒むること
HITOTSU! KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO!
Primeiramente, Conter o espírito de agressão
Significa que sempre deve- manter calmo e não usar o conhecimento em artes marciais contra os outros, sabendo eles ou não alguma arte marcial, alguma forma de se defender, sendo que tal conhecimento só deve ser usado em autodefesa e/ou defesa de alguém injustiçado

KIHON

August 15, 2017

Kihon significa “Fonte” ou “Fundação”, e faz parte do sustento ao desenvolvimento do karatê de forma constante. Kihon no Karatê Shotokan refere-se normalmente às técnicas básicas, consideradas princípios fundamentais para todo o praticante de Karatê.

Geralmente o conteúdo das técnicas envolvidas nos treinos de kihon é repetida diversas vezes pelo praticante, permitindo o karateca desenvolver e melhorar a velocidade e potência dos movimentos, junto com movimentos de pés e postura, não esquecendo do controle da respiração.

Os movimentos que são treinados nos kihons são técnicas de ataque e defesa, que podem ser aplicados em movimento (andando) ou parado, e tem o objetivo de aperfeiçoá-los e torná-los naturais. A prática do kihon é fundamental para o desenvolvimento do karateca, e deve ser praticado com o seguinte entendimento:


1.      Velocidade e Força – A velocidade se acumula com a força.

2.      Forma – A estabilidade e o equilíbrio são essenciais  para as técnicas básicas.

3.   Utilização dos quadris – O movimento dos quadris tem um papel indispensável na execução das várias técnicas de Karatê. A rotação dos quadris dá força para os movimentos e gera potência nos golpes.

4.     Ritmo e coordenação – Alcançar aspecto de ritmo e de tempo é uma maneira excepcional de prosperar na arte do karatê.

5.      Respiração – O praticante deve associar perfeitamente sua respiração com a execução dos movimentos.

  

O kihon está presente nos exames de faixas, ou seja, para cada nível de faixa há um tipo diferente de kata, kihon e kumitê.

A Prática do Kihon visa os fundamentos técnicos, que antigamente eram transmitidos por intermédio dos Kata. É através do Kihon que o praticante desenvolve o seu potencial para o Karatê, assim como o Espírito do Karatê.

Please reload

 

NUT KARATE DOJO - Todos os direitos reservados - 2019

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now